Como revender vinhos?
Como se tornar um revendedor de Vinhos de sucesso?
O Vinho se tornou uma paixão para muita gente. Tem gente que aprecia, estuda e trabalha com Vinhos e há quem comercialize, seja um importador, distribuidor ou lojista de Vinhos. Para quem se decidiu se tornar um revendedor de Vinhos, tem tido bons resultados. O consumo do Vinho tem aumentado em nosso país nos últimos anos, assim como a produção dos Vinhos nacionais vem conquistando o seu espaço. Se você quer entrar no ramo de revenda de Vinhos, veja as nossas dicas e transforme um hobby em ótimo negócio.
Conheça o mercado de Vinhos
O mercado de Vinhos tem apresentado crescimento, mas saber isso não é o suficiente para definir o seu negócio e começar. Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu produto, que pode ser Vinho, espumante e derivados, como o suco de uva integral. É preciso saber das particularidades daquilo que revende, desde as características comerciais, o que busca o consumidor e, claro, a sua concorrência.
Conheça seus concorrentes — pequenos empresários revendedores como você, supermercados e lojas especializadas (físicas) e o universo online de venda de Vinhos e suas subcategorias.
Por fim, mantenha-se por dentro dos números e das novidades: o que tem vendido mais, qual nova marca está caindo no gosto dos consumidores, o que os críticos do segmento estão dizendo etc.
Tenha um pensamento empresarial
Talvez você esteja entrando nesse ramo pela paixão por Vinhos, para aproveitar o conhecimento que já tem como consumidor da bebida, para ganhar uma renda extra ou porque viu nesse mercado uma boa oportunidade.
Independentemente do motivo que despertou o seu interesse, é preciso ter em mente que a revenda de Vinhos é um tipo de negócio como outro qualquer, que demanda planejamento, estratégia e visão empresarial.
Por isso, comece o seu negócio definindo pontos básicos, como com que tipo de bebida pretende trabalhar, qualidade, estrutura, investimento em conhecimento técnico, equipe, capital suficiente para o início da empresa, entre outros.
Abra sua loja física de Vinhos
Diferente de uma pessoa que sai para comprar um refrigerante em qualquer lugar, o consumidor do Vinho costuma prezar pelo local em que compra as suas garrafas de Vinho.
Se o espaço for agradável, tiver bons rótulos e atender às suas necessidades, há grandes chances de esse cliente ser fidelizado e fazer as suas compras ali. Além disso, ele também indicará o lugar para os seus amigos amantes da bebida que geralmente se encontram para apreciar os seus Vinhos.
Por isso, se você pretender abrir uma loja física, nunca perca de vista a qualidade do seu espaço, que deve ser ideal tanto para os seus consumidores quanto para os produtos que vende.
Fique atento à temperatura e outros fatores de conservação e armazenamento, mantendo o ambiente sempre limpo, tranquilo e confortável (consumidores de Vinho costumam ser exigentes e apreciadores de tudo que é requintado).
Além disso, capriche na variedade de rótulos e invista em outros produtos que podem interessar a quem for em busca de uma garrafa, como petiscos, livros especializados e até taças de Vinho.
Ou abra sua loja virtual de Vinhos
Se você pretende apostar em um negócio virtual, deve estar atento a todos os processos necessários na abertura de qualquer e-commerce, como escolher a plataforma adequada, investir em um bom design, definir formas de pagamento seguras para você e seus clientes, planejar o estoque e a logística de entrega.
Mas, além disso, o mundo virtual exige outros diferenciais, afinal, a sua concorrência é incalculável. Marque presença nas redes sociais, fazendo divulgação da marca e promoções constantes, e considere criar uma estratégia diferenciada, como um clube de assinaturas. Essa é uma excelente forma de movimentar as vendas e fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio.
Inove sempre
Muitos consumidores de Vinhos mantêm uma postura mais tradicional, sendo bastante ligados aos rótulos, aos produtores e outros indicadores de qualidade, e não abrem mão dessa experiência.
Mas o mercado do Vinho também possui as suas novidades e tendências, e é fundamental estar atento para oferecer tais inovações para o seu cliente como, por exemplo, os Vinhos com menor teor alcoólico e ecológicos, produzidos com um menor impacto ao meio ambiente e com pouco ou nenhum aditivo.
A novidade também pode estar nas embalagens: hoje em dia, existem novos recursos para conservar as bebidas que buscam impulsionar e inovar esse mercado, como tampas de alumínio para rosquear ou de vidro, para facilitar a vedação, além de formas alternativas de embalagem, que vão desde garrafas Pet às famosas Tetra Pak.
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas tudo depende do que gosta e procura o seu consumidor. Inclusive, é sobre isso que se trata o nosso próximo tópico.
Agrade seus clientes
Muitas pessoas que começam no ramo de venda de Vinhos acreditam que basta trazer as marcas mais famosas para o seu estabelecimento e pronto, o sucesso está garantido.
Não é bem assim. Esse mercado tem suas variantes e consumidores muito diversificados. Há aqueles que buscam apenas por uma bebida de qualidade com um preço justo, os apreciadores de bons rótulos e os especialistas no assunto, que sabem distinguir cada bebida como verdadeiros profissionais, não se importando com o valor desembolsado por garrafa.
Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e de público antes de ir às compras e, se possível, contratar um especialista para ajudar na definição dos produtos que você vai comercializar.
Escolha boas marcas parceiras de Vinhos
Você já conhece o comportamento do seu consumidor e sabe exatamente o que ele busca. Agora é hora de fechar as parcerias certas. Independentemente se o seu negócio será focado em Vinhos de mesa, nacionais, importados ou rótulos mais sofisticados, busque as melhores marcas desses produtos e feche o negócio mais lucrativo para você.
Muitas empresas oferecem preços especiais para revendedores e outras condições especiais. Uma boa dica é tentar conseguir parcerias junto às grandes vinícolas para realizar degustações ou oferecer cursos (que tanto atraem esse tipo de público).
Como você pode ver, tornar-se um revendedor de Vinhos é um desafio de muitas nuances, repleto de detalhes, mas que pode ser muito agradável, tal qual uma garrafa da sua bebida preferida. Mas, com planejamento e as estratégias certas, é possível sim unir paixão e negócios, e lucrar.
Se você já é um apreciador de bons Vinhos ou se já está fazendo pesquisas para abrir a sua empresa, certamente, já conhece as melhores produtoras de Vinho do mercado.