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Pesquisa mostra como o conteúdo online influencia na decisão de compra

| Pontas de Estoque | 20/10/2017

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Enquanto 89% dos consumidores afirmam que canais online são fontes confiáveis de análises de produtos e serviços, nova pesquisa da Cone revela que 80% dos internautas já mudaram de ideia sobre uma compra se baseando unicamente em informações negativas que obtiveram na internet. Este número é bastante superior aos 67% que afirmaram o mesmo ano passado, de acordo com resultados do estudo 2011 Cone Online Influence Trend Tracker. Informações positivas trazem um efeito similar sobre a tomada de decisão de compra, com 87% dos consumidores afirmando que criticas favoráveis os levaram a comprar.

Os dados do estudo ressaltam o crescente poder das avaliações online em levar ou afastar os consumidores de uma compra. Quando se compara há um ano, os consumidores estão mais propensos a abrir suas carteiras quando encontram recomendações online que endossem anúncios publicitários (85% contra 77%).

“O aumento no impacto do conteúdo online nas decisões de compras não pode ser ignorado”, afirmou Bill Fleishman, presidente da Cone. “Trabalhamos com diversos tipos de clientes, de top 500 da Fortune a pequenos empresários, e a nossa mensagem permanece a mesma. Os vendedores de hoje em dia, não importando qual seja o produto ou serviço, devem aprender a se comunicar com indivíduos de grande influência sobre seus pares e que venham a defender a mensagem de suas marcas.”

Dados da pesquisa sugerem que o aumento na verificação online em base anual de comparação pode ser atribuído ao acesso quase universal e difusão do smartphone. Cerca de 59% dos consumidores afirmaram que são mais propensos a pesquisar  produtos que tenham lhes sido recomendados pois podem facilmente acessar suas páginas via dispositivos móveis, enquanto 81% afirmou ter alta probabilidade de  pesquisar tais produtos devido ao acesso generalizado a internet.

O aumento na verificação online pré compra pode também ser atribuído ao maior cuidado com gastos de bens caros. Americanos são quase 25% mais propensos hoje a verificar recomendações para compras de alto custo como carros do que eram em 2010 (89% contra 72%), enquanto compras de valor baixou ou moderado não se verificou o mesmo salto.

“Hoje em dia os consumidores estão querendo maiores garantias antes de gastar, e recomendações pessoais por si só não são suficientes para garantir a compra” explicou Mike Hollywood, diretor de novas mídias da Cone. “A explosão de canais boca a boca e da verificação online mudou para sempre o ambiente do mercado. Mirar as pessoas certas é o primeiro passo para que o comerciante possa influenciar seus clientes”.

A influência de artigos e blogs na decisão de compra

Ao se conectarem para ler mais sobre uma compra potencial, os americanos estão cada vez mais confiando em artigos e posts de blogs. De fato, os consumidores são 50% mais propensos hoje em dia do que em 2010 a ler artigos e blogs com fins de verificar recomendações (42% contra 28%).

No entanto, ainda ficam atrás de informações sobre o produto (69%) e análises de consumidores (64%) como origens preferenciais de informação, mas estão crescendo em importância. E isso poderá continuar, pois os consumidores afirmam que para uma informação ser confiável, eles consideram ser menos importante o canal do que o autor. Consumidores americanos afirmaram que a fonte mais confiável de informação é ter utilizado o produto ou serviço anteriormente (69%), seguido pela opinião de um especialista respeitado (60%).

Fonte: E-commerce News

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