Bem vindo, Visitante! [ Cadastre-se grátis! | Entrar

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

4 dicas para não deixar mercadorias paradas

| Estoques Excedentes | 22/02/2017

86546484

Não são poucas as empresas que montam estoques sem planejamento estratégico e, por consequência, a falta de controle pode ser desastrosa. Um risco muito observado é o de ficar sem produtos para atender aos clientes. E, claro, para evitar que isso ocorra a saída abastecer o estoque, muitas vezes acima do suficiente. Dessa forma, o empreendedor garante que os consumidores não passem a comprar no concorrente.

Por outro lado, atender bem os clientes não deixando que produtos faltem pode gerar um problema: estoque parado. Isso é bastante negativo para a empresa porque é dinheiro parado que, além de não trazer retorno, está gerando gastos por ocupar espaço e tempo do setor responsável. Simplesmente não dá para ser lucrativo em uma situação dessas!

Você já deu uma conferida no estoque hoje? Está com mercadoria parada? Então, confira as nossas dicas para movimentar produtos e iniciar um processo de gestão de estoque:

Avalie seu estoque

Antes de mais nada é fundamental saber o que você tem em excesso no estoque. Fazer esse levantamento vai ajudá-lo a filtrar o que deve ser priorizado na sua estratégia. Dependendo do ramo, como o de produtos perecíveis essa analise é imprescindível para estimular a saída de mercadorias com prazo de validade mais curto. Mas não fique focado apenas nos excessos. Um olhar atento vai mostrar quais são os produtos com maior saída, os que estão em baixa no estoque e qual o seu ativo parado.

Feita essa analise, reforce as vendas dos produtos em excesso ou que estão parados há mais tempo com promoções. Dependo da análise, é possível fazer ofertas por tipo de produtos, estimulando a saída de uma série de mercadorias do mesmo tipo.

Verifique quanto gasta com o estoque

Você sabe que estoque parado é custo, mas você sabe quanto paga para mantê-lo? Faça os cálculos de todos os custos de manutenção (incluindo de pessoas aos recursos usados) do estoque e do quanto cada produto parado impacta nesse custo. Muitas vezes, vale a pena conceder um desconto melhor para estimular a venda do que manter mercadorias armazenadas. Faça os cálculos antes de definir de quanto será o desconto oferecido.

Automatize o gerenciamento de estoque

Utilizar um software para gerenciar os produtos do estoque é uma estratégia bastante inteligente e até essencial. Um bom sistema, que opera de forma integrada junto aos outros setores de gestão da empresa, garante a atualização constante e menos custos já que os processos de verificação e análise se dão de forma mais rápida.

Impulsione as vendas

As promoções que suscitam a necessidade de urgência nos clientes podem ser uma opção vantajosa para estimular as vendas dos estoques parados. Elas atraem consumidores e estimulam as vendas em um prazo curto, em geral. É uma medida indicada, sobretudo, para companhias que têm necessidade de liberar rapidamente espaço no estoque.

Aproveite a atração dos consumidores para estimular a venda de mais produtos. Deixar produtos em evidência e em proximidade com os ofertados é uma forma a mais de alcançar resultados de venda. Além disso, dê destaque às promoções, seja avisando à clientela, mandando e-mail marketing, por telefone e deixando isso claro através de cartazes caso tenha uma loja física.

Qual a melhor dica para o bom gerenciamento do estoque? Agora que você já conhece algumas formas de movimentar o estoque, estruture um controle permanente e bons negócios! E se precisar de ajuda conte com a gente!

Temos uma gama enorme de mercadorias para venda no atacado a preços super especiais. Use o campo abaixo para fazer uma busca refinada do que você precisa.


Deixe seus comentários:

*

Newsletter

Mais recentes …

Facebook